Translate

terça-feira, 2 de julho de 2013

No senado, prefeitos defendem desoneração tributária para transporte

No senado, prefeitos defendem desoneração tributária para transporte


Os prefeitos de São Paulo, Fernando Haddad (PT), Porto Alegre, José Fortunati (PDT) e de Belo Horizonte, Márcio Lacerda (PSB), defenderam nesta terça-feira, em reunião na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, a aprovação do projeto de lei chamado de Regime Especial de Incentivos para o Transporte Coletivo Urbano e Metropolitano de Passageiros (Reitup), que desonera tributos do transporte público, como forma de financiar a revogação do aumento da tarifa do transporte público e viabilizar o funcionamento do sistema de transporte nas cidades. SAs informações são da Agência Senado.
Fortunati, que também é presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), pediu a aprovação da proposta do projeto com as emendas feitas pelos senadores. O pedido foi endossado pelo prefeito da capital mineira, Márcio Lacerda.
A Comissão de Assuntos Econômicos examina, em turno suplementar, o Reitup. Segundo o relator do projeto na Casa, o senador Lindbergh Farias (PT-RJ), a aprovação da medida reduzirá em até 15% os preços das passagens.
Haddad sugere uso da Cide para financiamento do transporte público
Haddad sugeriu ainda que a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), que incide sobre combustíveis, seja usada para subsidiar as tarifas de transporte coletivo de trabalhadores e estudantes.
Segundo ele, essa seria uma forma de o transporte individual financiar o transporte público, já que a Cide é paga pelo consumidor na hora em que abastece o seu veículo. De acordo com o petista, com o descongestionamento do trânsito proporcionada pela melhoria do transporte coletivo, o usuário do transporte individual também seria beneficiado.

Nenhum comentário: